segunda-feira, 6 de julho de 2009

Quando a esmola é demais...

Depois de fazer o Caminho de Santiago de bike, uma maratona urbana e uma meia de montanha em um intervalo de 5 semanas, todos com resultados superiores às minhas expectativas, estava me achando meio Super-Homem. Não sou. E meu joelho foi o responsável por me lembrar disso.


Síndrome do trato ílio-tibial no joelho direito. Lesão de nome difícil, mas de fácil identificação, especialmente se você já a teve em algum momento do passado.


Em mim, ela se manifesta como uma dor na parte externa e baixa do joelho,  logo acima da “cabeça” da tíbia. Começo a sentir um pequeno incomodo depois de 15 a 20 min de corrida, e, se continuo, piora um pouco mas não me impede de seguir correndo. O problema maior vem algumas horas depois, quando o joelho dói demais, principalmente para descer escadas.


Forcei a barra durante um tempo,  tentando manter corridas curtas e leves, mas não estava melhorando, então resolvi parar por um tempo e concentrar os treinos no pedal. Com isso, tive que desistir do Maraton Alpino Madrileno e de qualquer outra competição no futuro próximo.


Como já havia tido, faz 1 ano, esta mesma lesão no outro joelho, passei a questionar as causas dela (causas além do óbvio excesso de competições).  Opiniões, experiências e principalmente soluções são muito bem-vindas.

Um comentário: