quinta-feira, 28 de maio de 2009

UCI World Cup Mountain Bike Madrid


No último fim de semana rolou a 4a etapa da Nissan Mountain Bike World Cup de cross country aqui em Madrid. Para ser mais exato, no parque Casa de Campo, o quintal da minha casa no que se refere a treinos. Ali, eu remo, corro ou pedalo quase que diariamente. E é lógico que fui dar um confere nos melhores nomes dessa modalidade criada por Gary Fisher e seus amigos loucões ali nas montanhas californianas dos arredores de San Francisco.


Antes de comentar sobre a prova vale a pena deixar registrado aqui meu contato precoce com o mundo da MTB. E precoce não apenas porque eu apenas havia cruzado a fronteira  dos 6 anos de idade quando o Dr. Paulo de Biasi, vulgo meu pai, me levava para lhe assistir nas competições dessa modalidade, mas também porque isso tudo se passava em 1988/1989, período em que pedalar em trilhas íngremes e esburacadas ainda era uma novidade no Brasil. Não estou convencido se posso dizer que meu pai foi um dos pioneiros do MTB no Brasil, pois não sei, tecnicamente, quantos dos primeiros a fazer qualquer coisa podem ser classificados como pioneiros nela. Mas que ele estava ali desde o princípio, ele estava.

Voltando a 2009 e a Madrid, conto um pouco das minhas impressões sobre a prova masculina (a única que assisti completa). Com os tres medalhistas olímpicos de Beijing presentes, a disputa tinha tudo para ser quente. O percuso consistia em algumas voltas em um circuito de aproximadamente 7 km, rápido, e com subidas e descidas curtas, porém bastante íngremes.


Logo no início da competição Julien Absalon mostrou porque é bicampeão olímpico e tetra mundial. Assumindo a ponta junto com o o suíço Ralf  Naef. E juntos seguiram durante toda a prova, até a penúltima volta. Para surpresa do público presente, o suíço abriu a volta final aproximadamente 10 segundos na frente de Absalon, e parecia que estava com mais disposição e vontade. No entanto, o campeão olímpico tinha uma carta na manga, e acelerou na última volta para vencer a etapa com uma vantagem de 1 minuto sobre Naef.

Depois de sofrer críticas após quebrar feio (veja o video aqui: http://www.youtube.com/watch?v=XeWSyJ7ZPlg) no World Championship do ano passado (o francês esta calando a boca de muita gente, tendo conquistado a medalha de ouro em Beijing e o lugar mais alto do podium em 3 das 4 etapas realizadas até agora da UCI World Cup.


O Henrique Avancini representou as terras tupiniquins e obteve a 73a posição.

Resultado:

Julien Absalon (França): 1:44:32

Ralph Naef (Suíça): + 1:06

Moritz Milatz (Alemanha): +1:59


Neste fim de semana acontecem 2 eventos imperdíveis pra quem e fa de triathlon: a etapa de Madrid do circuito mundial ITU, outra vez em Casa de Campo (infelizmente não poderei acompanhar a prova pois estou indo para um congresso em Florença) e o Ironman Brasil, em Floripa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário