quarta-feira, 3 de junho de 2009

Retrospectiva abril/09 - Treino para a Maratona de Madrid

O treinamento para a Maratona de Madrid começou na segunda semana de janeiro, o que me dava 15 semanas  para me preparar. Parecia suficiente, mesmo depois de 17 dias de férias na Itália, regada a vinho e quase sem nenhum esporte (exceto por 5 dias de snowboard nos Alpes). E acho que teria sido suficiente, não fossem 2 “imprevistos” que apareceram no caminho, e me fizeram duvidar um pouco do meu condicionamento no dia da prova.


O primeiro furo no planejamento ocorreu por um bom motivo, o carnaval do Rio de Janeiro. Depois de 6 meses morando em Madrid, tive uma (merecida) semana de festa e nada de treinos. Nem uma corridinha sequer.


O segundo também pode ser justificado: fiz o Caminho de Santiago de bike, o que acho que me deu uma boa “bagagem” para provas de fundo, pois pedalava aproximadamente 5 – 7h por dia, por oito dias seguidos. No entanto, me preocupava o fato de ter terminado o Caminho exatos (e apenas) 16 dias antes da maratona, e de ter-lo feito justo na semana que deveria ter alcançado meu pico de volume de corridas, incluindo ai um treino de 32km (o mais longo de todo o período de treinamento). Para piorar um pouco, no início do penúltimo dia do Caminho encontrei um grupo de ciclistas de Valencia e acabei seguindo com eles até Santiago em um ritmo acima do “confortável”, totalizando 120km nesse dia.


É interessante como funciona nossa cabeça quando estamos treinando sério para uma prova dura. Durante o Caminho de Santiago,  com a paranóia de não estar correndo no momento chave do treinamento, tentei sair para correr duas vezes depois de terminar o pedal. Na primeira fiz uns 12km, bem tranqüilos, e me senti bem. Na segunda, havia planejado fazer os 32km que ficaram faltando, ou chegar o mais próximo disso que conseguisse. Para isso fiz só 40km de pedal nesse dia, e saí para correr. Agüentei 8km. Minhas pernas estavam arrebentadas e me senti um pouco enjoado. Afinal, aceitei que estava fazendo uma idiotice forçando a barra, e desfrutei o resto do Caminho apenas pedalando.


Com esses contratempos, acabei  indo para a Maratona tendo como treino mais longo um 27km, feito 5 semanas antes da prova. Apesar da tentação de cometer mais uma idiotice, e tentar fazer um treino longo em algum momento depois do Caminho de Santiago para compensar os treinos perdidos, consegui resistir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário